A mente e o corpo: Uma percepção holística

O que é a realidade e o que é imaginação? O que é um fato e o que é ficção? Pode os pensamentos ter um efeito no nosso corpo? E o corpo físico, pode influenciar o nosso estado mental?

Estas são perguntas que questionamos mas nunca sabemos se de facto elas são realmente verdadeiras. Todos conhecemos alguém que não acredita nas opiniões ou nas teorias dos outros, a menos que o testemunhem com os seus próprios olhos, ou experimentem pessoalmente, e mesmo assim eles podem ainda não acreditar nisso. Chamamos a essas pessoas os cépticos.Depois, existem aqueles que estão receptivos a tudo e que não questionam o que lhes diz independentemente se lhes dissesse que viu um lindo céu cor de rosa sabendo que o céu é azul, eles acreditavam em ti. Sim, existem pessoas que vêem e percebem as cores de forma diferente, mas essa pessoa é tão aberta que não consideraria que lhes mentisse. Eles nunca questionariam nem considerariam que talvez estivesse a mentir para eles. Eles são tão confiantes e dispostos a acreditar no bem dos outros que aceitariam plenamente se fosse uma verdade ou uma mentira. A vontade de confiar e seguir cegamente coloca-os em conflito quanto aqueles que acham difícil acreditar em algo além de suas próprias experiências.

A mente pode e tem um poder incrível sobre o corpo. Algumas monges tibetanos e praticantes de yoga indianos tornaram-se habilidosos ao usar a meditação para manipular os seus corpos para controlar a pressão sanguínea, a temperatura corporal, a frequência cardíaca e muito mais. As pessoas com múltiplos transtornos de personalidade são conhecidas por ter personalidades que possuem estados de saúde completamente diferentes. Eles podem ter uma personalidade que fisicamente precisam de óculos para ver correctamente, e outras que não. Existem alguns com personalidades que exibem uma série de problemas de saúde física, como pressão arterial alta e diabetes e outras personalidades que não têm quaisquer problemas de saúde, e essas diferenças foram testemunhadas, registadas e estudadas por médicos e cientistas semelhantes. É um facto que a mente pode alterar o corpo.

Da mesma forma que a mente pode alterar o corpo, o corpo também pode alterar a mente. A pesquisa agora mostra que, se o corpo não é saudável, por exemplo, problemas no intestino, como doença do refluxo gastro-esofágico, cancro, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn, a mente também pode ser afectada. Os desequilíbrios dentro do intestino podem levar a depressão, ansiedade, irritabilidade, hiperatividade, incapacidade de concentrar-se e lapsos de memória. Dor e inflamação também podem ter efeitos semelhantes sobre a mente, especialmente se eles influenciam a capacidade de dormir. Como é que o seu corpo está a influenciar a sua mente? É importante entender que o que você acredita na sua mente pode ter um impacto no seu corpo e o que você faz ao seu corpo, pode ter um impacto na sua mente. Assim como os praticantes de yoga indianos e os monges tibetanos, tem a capacidade de controlar do que pode acreditar, e às vezes as maiores mudanças podem ser feitas apenas aprendendo a ver a lição positiva dentro de uma experiência negativa ou simplesmente dizer a si mesmo que pode e irá, em vez dizer que não pode e não deve.

Pode fazer quase qualquer coisa que estabeleça na sua mente e no seu corpo. Todos nós temos opiniões, e essas opiniões podem ser válidas se tiver por base conhecimentos e experiência pessoal.

Mas tentamos compreender que a opinião e os factos não são o mesmo. Um fato é algo que provou ser verdade, e essa verdade é baseada em certeza e constância. É um facto que a noite segue o dia. É um facto que vivemos num planeta composto por oceanos e terras. É um facto que a chuva cai do céu. É um fato que os arco-íris são criados quando a luz brilha através de partículas de água. Um facto é algo que não pode ser discutido/disputado. Uma opinião pode ser contestada. Por exemplo: Um homem pode ter tido muitos cães e todos esses cães podem ter pulgas. O homem pode dizer que todos os cães têm pulga, mas isso não faz a afirmação ser um facto. É apenas a sua opinião baseada na sua experiência pessoal. O facto é que nem todos os cães têm pulga. Alguns têm, e outros não. Pode comprovar que um facto verdadeiro é um facto e raramente muda, enquanto as opiniões mudam o tempo todo e podem existir lado a lado com verdades contraditórias, porque muitas das vezes são baseadas na nossa percepção e compreensão, em oposição à realidade. Quando se diferencia entre o que é um facto sobre a sua própria mente e o que é simplesmente uma crença baseada em teorias ou opiniões, com certeza que conseguirá entender o equilíbrio entre a sua mente e o seu corpo até que sejam um só e deixem de lutar um contra o outro. 

 Se gostou deste artigo, partilhe-o com a sua familia e amigos.